A importância de uma boa alimentação
Uma alimentação correta, ou seja, aquela que supre de maneira eficiente a todas as nossas necessidades diárias, não somente serve como base para a saúde física, mas também para a saúde mental e moral. Não podemos dizer que um indivíduo é feliz somente porque está bem alimentado, mas com certeza podemos afirmar que ele será menos feliz caso não esteja! Diversos tipos de doenças e problemas, geralmente provenientes de falhas alimentares, o que virá a corroborar com a idéia de que muitos dos problemas que afligem o homem possuem raízes em seus próprios hábitos alimentares – se conseguíssemos manter excelentes condições sanitárias em nossas mesas, bem como trazer para elas todos os nutrientes necessários, nossos corpos seriam fortalezas armadas e preparadas para enfrentar quaisquer inimigos.
Vemos há alguns anos os americanos preocupados com suas crianças, que, de tanto que se empanturram com lanches e guloseimas, vêm alcançando a casa da obesidade antes mesmo de completar os 11 anos de idade! Com certeza alguém precisa avisar a essas crianças que comer muito não é comer bem!
Desta forma, precisamos lembrar que não basta comer, mas sim, é necessário saber:
• O que comer (e o que não comer);
• Quando comer;
• Quanto comer;
• E como comer.
E isso nos leva a uma incursão a respeito dos benefícios que cada alimento traz ao nosso dia-a-dia.
Por exemplo, não é de hoje que sabemos que os peixes são importante fonte de fósforo, um nutriente mais do que essencial para a manutenção de nosso sistema nervoso, bem como no desenvolvimento de nossa capacidade de raciocínio lógico. Por essa e tantas outras que recomendamos tanto aos nossos estudantes o consumo de peixes e outras fontes naturais de fósforo!
Entretanto, as