A importância de ser pedagogo
PEDAGOGIA
A IMPORTÂNCIA DE SER PEDAGOGO
A IMPORTÂNCIA DE SER PEDAGOGO
A importância de ser pedagogo
Pedagogia é o estudo que trata dos assuntos educacionais, contudo o campo de trabalho do pedagogo não se limita apenas às escolas, diversos ambientes como: Empresas, hospitais, organizações sociais, entre outros são possibilidades de atuação deste profissional. Para Libâneo (2001, p. 6-7).
Pedagogia é, então, o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação do ato educativo, da prática educativa como componente integrante da atividade humana, como fato da vida social, inerente ao conjunto dos processos sociais. Não há sociedade sem práticas educativas. Pedagogia diz respeito a uma reflexão sistemática sobre o fenômeno educativo, sobre as práticas educativas, para poder ser uma instância orientadora do trabalho educativo. Ou seja, ela não se refere apenas às práticas escolares, mas a um imenso conjunto de outras práticas. O campo do educativo é bastante vasto, uma vez que a educação ocorre em muitos lugares e sob variadas modalidades: na família, no trabalho, na rua, na fábrica, nos meios de comunicação, na política, na escola. De modo que não podemos reduzir a educação ao ensino e nem a Pedagogia aos métodos de ensino. Por consequência, se há uma diversidade de práticas educativas, há também várias pedagogias: a pedagogia familiar, a pedagogia sindical, a pedagogia dos meios de comunicação etc., além, é claro, da pedagogia escolar.
O pedagogo é aquele que busca o progresso no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos, deste modo o pedagogo é aquele que trabalha para garantir e melhorar a qualidade do ensino/aprendizagem, cada vez mais valorizada na sociedade. Tendo