a importância de karl marx para os operários
A importância de Karl Marx para a luta do operário
Araripina, 20 de Junho de 2014
A Revolução Industrial provocou vários descontentamentos para a classe dos operários. Aos efeitos das grandes transformações econômicas, políticas e sociais que ocorreram na Europa no fim do século XVIII e início do século XIX fizeram surgir as reações operárias.
Os operários sofriam com as altas jornadas de trabalho nas fábricas, instaladas em locais insalubres, eram na maioria superiores a 14 horas, as enormes dificuldades em época de guerra em conseqüência a fome. Assim surgiram as primeiras organizações trabalhistas, astrade unions, que buscavam organizar as lutas das classes operárias, sendo vistas como organizações criminosas pelos industriais. E também, fez surgir críticos que propunham reformulações sociais para a criação de um mundo mais justo, eram os teóricos socialistas. Entre os vários revolucionários, o mais célebre teórico socialista foi o alemão Karl Marx, com passagem pela França e pela Inglaterra. Karl Marx (1818–1883) foi um filósofo e revolucionário alemão. Criou as bases da doutrina comunista, onde criticou o capitalismo. Sua filosofia exerceu influência em várias áreas do conhecimento, tais como Sociologia, Política, Direito, Teologia, Filosofia, Economia, entre outras.
Ele testemunhou as transformações sociais decorrentes da industrialização. Para Marx, as condições econômicas e a luta de classes são agentes transformadores da sociedade. O triunfo do proletariado e o surgimento de uma sociedade sem classes seriam alcançados pela união da classe trabalhadora organizada em torno de um partido revolucionário. Ao elaborar uma teoria sobre as desigualdades sociais e propor uma forma para superá-las, criou o que se denominou: "socialismo científico". Contra a ordem capitalista e a sociedade burguesa, Marx considerava inevitável a ação política do operariado, a revolução socialista, que faria