A importância das práticas contábeis no gerenciamento de uma empresa
A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS CONTÁBEIS
NO GERENCIAMENTO DE UMA EMPRESA
2012
1. HISTÓRICO DA CONTABILIDADE
Segundo o site www.portaldacontabilidade.com.br, a história da contabilidade é tão antiga quanto a história da humanidade. Quando o homem primitivo deixou a caça para atuar na agricultura, ele adquire a individualidade e a percepção do que é propriedade, e por meio disso gerar riquezas.
Quando morria, deixava as riquezas adquiridas em vida para os filhos, daí vem a palavra Patrimônio, em latim pater ou patris.
Conforme o homem foi crescendo materialmente, a preocupação de cuidar dos bens foi crescendo juntamente e foi necessário que esses bens fossem registrados para controlar os ganhos e as perdas em suas negociações.
A história da contabilidade se divide em quatro períodos: Antigo, Medieval, Moderno e Científico.
1.1. Período Antigo
O método mais universalmente atestado na história da contabilidade, e um dos mais velhos também, é o osso ou o pedaço de madeira entalhado. Um ou outro facilita o embaraço numa época em que não se sabia ainda contar de uma maneira abstrata. .(IFRAH, 1997, p.69)
Não tem como saber exatamente quando a contabilidade teve seu início. O homem primitivo, antes mesmo de aprender a ler, já fazia os controles de seus rebanhos em paredes de cavernas e em ossos de animais, mas sem valores monetários. Placa de osso gravada, da Garganta do Taï, Drôme, França. Comprimento: 8,8 cm.
Fonte: Mithen, (2002)
Foram os egípcios que começaram a utilizar valores monetários, com moedas de ouro e prata denominadas Shat.
Na democracia grega, os governantes tinham que prestar contas de como usavam os recursos públicos através das demonstrações contábeis.
Até mesmo a Bíblia faz referências a pessoas que utilizavam a contabilidade, como descreve no capítulo 42, versículo 12, do livro de Jó:
"E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro;