A importância da água
Segundo Edil, no ano de 2003 foi proclamado pela assembléia geral da organização das Nações Unidas (ONU) como ano internacional da água doce (resolução 55/196). A escolha foi uma sinalização internacional de alerta para a grave situação água doce no planeta.
O alerta da ONU representa também, a oportunidade de estimar atividades de sensibilização, promover boas praticas, motivar as pessoas e mobilizar recursos para gerir a água de um modo sustentável, considerando as necessidades humanas em toda a complexidade e plenitude.
Segundo a ONU, a água é direito humano fundamental. No entanto a escassez crescente confere esse recurso um valor econômico, passível de cobranças pelos governos e pelas companhias de distribuição de água. O tema é polêmico, pois distribuir água potável é uma atividade de alto custo.
1.1 A escassez da água
No Brasil, o debate deste tema e as escolhas que dele resultam são decisivos para as nossas possibilidades de construir uma sociedade mais justa, compatibilidade e o desenvolvimento econômico com a melhoria da qualidade de vida população e a proteção do meio ambiente.
É necessário destacar que, no nível nacional, já demos passos importantes para poder agir, e que o arcabouço legal e institucional, brasileiro vem aperfeiçoado continuamente. Nesse sentido, a lei n°9.433/97, que dispõe sobre a política nacional de recursos hídricos, abriu enormes alternativas de modernização do controle social e da gestão na área de recursos hídricos.
A crise da água é menos uma questão de escassez natural e mais de mau gerenciamento. As alterações climáticas e a rápida urbanização do planeta estão entre os principais fatores que pressionam o ciclo hidrológico.
A água é um recurso renovável, mas não inesgotável, ela esta em eterno processo natural de reciclagem.
1.2 Composição Química
A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na terra.