A importância da utilização dos equipamentos de proteção
O presente trabalho tem como objetivo, demonstrar a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual – EPI durante o cultivo da cana-de-açúcar
(aplicação de defensivos e colheita manual) como forma de proteção dos trabalhadores, redução dos acidentes de trabalho e minimização de perdas para as empresas. Em virtude da crescente quantidade de acidentes envolvendo trabalhadores de indústrias de cana-de-açúcar, torna-se necessário explicitar seu uso e identificar suas benesses, tanto para os trabalhadores, quanto para as usinas canavieiras. O custo proveniente dos prejuízos causados pelo não-investimento na segurança dos trabalhadores, quando comparados com os custos dos equipamentos de proteção e das perdas, é bastante significativo. A metodologia utilizada consistiu na análise de artigos científicos e revisão de literatura. A partir dos dados, foi possível verificar que a utilização dos EPI’s na lavoura, proporcionaram um ambiente de trabalho seguro, reduzindo o número de acidentes o que contribui com aumento dos lucros finais das empresas.
Palavras-chave: Equipamentos de Proteção individual; Defensivos; Colheita;
Acidentes de trabalho.
INTRODUÇÃO
A cana-de-açúcar é uma cultura de grande importância econômica para o agronegócio mundial, sendo que o Brasil é responsável por 60% da produção. Os principais produtos derivados da cana-de-açúcar são: o etanol, utilizado como combustível em veículos automotores em substituição aos derivados de petróleo e o açúcar, utilizado na alimentação humana. É um setor da agricultura que movimenta, anualmente, só no Estado de São Paulo, cerca de US$ 8,65 bilhões; 7% no setor de insumos modernos; 32% na produção agrícola; 21% na produção industrial; 16% na distribuição e vendas; 24% na arrecadação de impostos e consumindo atualmente, grandes quantidades de corretivos, fertilizantes, herbicidas e inseticidas.
A cana-de-açúcar se destaca pela sua importância econômica e social, uma
vez