A IMPORTÂNCIA DA SEXUALIDADE NA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO
2207 palavras
9 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEXA IMPORTÂNCIA DA SEXUALIDADE NA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO
CAMILA MEDEIROS
FERNANDA VALLADARES
JANEIDE NÓBREGA
MIRLANNE OLIVEIRA
TATIANA FRANÇA
VIVIANA GOMES
NATAL/RN
2013
CAMILA MEDEIROS
FERNANDA VALLADARES
JANEIDE NÓBREGA
MIRLANNE OLIVEIRA
TATIANA FRANÇA
VIVIANA GOMES
"A IMPORTÂNCIA DA SEXUALIDADE NA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO"
Projeto apresentado no Centro Universitário Facex – Unifacex, como requisito parcial para aprovação na disciplina Prática de Pesquisa do curso de Psicologia.
Orientadora: Profª Drª Luciana Oliveira.
NATAL/RN
2013
Sumário
1. introduçÃo 3
2. revisão integrativa 4
3. metodologia 6
4. discussão 7
5. conclusão 7
REFERÊNCIAS 8
1. introdução
Palavras chave: sexualidade, qualidade de vida, idosos.
Discutir a importância da sexualidade como fator de qualidade de vida dos idosos tem se tornado um assunto de bastante relevância. Todavia, para essa temática ainda circundam diversos tabus acerca da sexualidade na vida dos idosos. Contudo, com o avanço da vida moderna, o incentivo a prática de exercícios físicos e a busca por uma alimentação adequada, o público idoso tem se voltado para a sexualidade e demais assuntos que permeiam com mais interesse.
Existe na sociedade, tabus e preconceitos que preconizam que a velhice é sinônimo de incapacidade, dependência, ausência de vivências sociais e sexuais. Nada disso, pelo contrário, pois mesmo na presença de perdas físicas, psicológicas e sociais decorrentes do processo de envelhecimento humano, é possível viver uma velhice bem sucedida. VIEIRA, apud CACHIONI E FALCÃO (2009) referem que ela é associada à boa saúde física e mental, a atividade e envolvimento com a vida. Tais condições dependem da influência genética, eventos biológicos, sociais, econômicos e psicológicos. Para isso, é imprescindível investigar a qualidade de vida na velhice, para que possa haver um