A importância da responsabilidade socioambiental nas empresas na atualidade
Há muito tempo o ser humano vem utilizando, sem controle e sem nenhuma preocupação, os recursos oferecidos pela natureza. O alerta de que o planeta tem limites de absorção e fornecimento de recursos está causando mudanças na postura das empresas. Questões ambientais estão sendo vistas como itens necessários na gestão e passando a ser algo preocupante para os níveis estratégicos, pois cada vez mais estão sendo cobradas pelo que fazem e deixam de fazer pelo meio ambiente em que estão.
A sociedade vem passando por mudanças graças à globalização e o avanço da tecnologia, com esse cenário as empresas estão assumindo responsabilidades socioambientais que alteram a prática tradicional de gestão.
Não só as pessoas, mas também as empresas estão tomando novas atitudes. A sociedade como um todo está percebendo e se conscientizando da falta de recursos naturais e o próprio governo vem incentivando a população à ações que exijam das empresas responsabilidades socioambientais, como por exemplo, o Carne Legal, do Ministério Público Federal, onde o objetivo é conscientizar os consumidores e incentiva-los a buscar informações sobre a origem da carne. Assim, frigoríficos que desrespeitam o meio ambiente e as leis trabalhistas perdem mercado.
Sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental estão sendo exigidas pelo mercado e sociedade e as empresas que não atenderem a estas exigências estarão perdendo espaço no mercado de trabalho.
2 EMPRESAS
Empresas podem ser tanto particulares como públicas e nada mais são do que organizações econômico- sociais compostas por elementos humanos, materiais e técnicos que tem por finalidade oferecer bens e serviços, sendo seu maior objetivo, em geral, a geração de lucros. Estas podem ser classificadas de acordo com a atividade que desenvolvem, ou sua constituição jurídica, ou ainda de acordo com a capital. Segundo Martins (2008) a principal característica da empresa é o fim econômico, fato que justifica a