a importância da recreação
A evolução e o crescimento da sociedade foi um dos fatores que provocaram a diminuição ou até mesmo esquecimento das brincadeiras ou recreação, logo da importância dada a tais práticas, devido ao ritmo cotidiano de cada pessoa com isso o brincar, a recreação foi se tornando algo supérfluo.
Brincar impulsiona a descoberta de si mesmo e do outro, através da vivencia da criança no brincar com ou sem brinquedos, simular situações do cotidiano da vida real, jogar, correr e etc.. A escola deve usar tais manifestações de alegria e prazer dos alunos como atividades lúdicas, pré-programadas pelo educador, pois impulsiona a criança a expressar-se com mais facilidade, a ouvir, a respeitar, a descordar de opiniões, a liderar ou ser liderado, compartilhando sensações e sentimentos, isso gera vínculos afetivos e sociais, tornando-se um meio de instrumentalizar a educação do “ser” humano. Brincar tem uma importância grandiosa nos processos de desenvolvimento humano.
Os benefícios da brincadeira na vida da criança, são grandes e em sua maioria, desvalorizados pela sociedade. A brincadeira é o exercício físico mais completo de todos e é através dela, na infância, que agregamos valores e virtudes a nossa vida. A desvalorização do brincar contribuiu para a realidade que vivemos hoje. As Instituições de Ensino estão deixando um pouco de lado a ludicidade, a imaginação aberta, os pais estão proibindo seus filhos de brincar. Resultado: Hoje em dia, crianças estão perdendo a infância, presas dentro de casa, na frente de computadores, video-games e desenhos ou programações de TV que ensinam e incitam a promiscuidade e a vialência.
As brincadeiras de infância são o reflexo dos desafios da vida adulta e é necessário que as Instituições de ensino e organizações que lidam com crianças e adolescentes tenham essa consciência e invistam em brincadeiras, dinâmicas, gincanas, atividades recreativas e lúdicas, a recreação é quaisquer tipo de