A importância da Psicologia para a educação
- Formação de Professores
Segundo Carl Rogers, o professor é apenas um facilitador da aprendizagem, a escola e a educação devem criar maneiras para impulsionar a aprendizagem na pessoa, ou seja, ela aprender por si só.
Para Abramovich, o professor pode influenciar na formação da personalidade do aluno, para o bem ou não, direcionando-as a encontrarem suas verdades. Isso exige muita reflexão para tomar decisões e para organizar-se antes de ensinar. Freire diz que está nas mãos do professor, escolher libertar ou escravizar, (politicamente) os alunos. O professor precisa estar consciente sobre o que fazer, como fazer, para quê e para quem. É importante que o professor saiba da sua identidade pedagógica. O sujeito consciente para formar outros conscientes. Para Flores, a formação de professores se estende desde o indivíduo até imposições sociopolíticas e culturais. Ela estabelece quatro elementos básicos para a formação do professor: 1. Contexto politico. 2. Contexto curricular. 3. Contexto de investigação. 4. Contexto prático.
A psicologia aqui, foca em conscientizar o futuro professor, de seu poder de liderança na transformação do sujeito e do mundo.
- Educação Infantil A Psicologia do Desenvolvimento, que estuda o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo da criança, é importante para educação infantil, pois permite que entendamos melhor as fases do desenvolvimento infantil e a aprendizagem. Davis e Oliveira defendem a ideia de que se a escola conhece melhor o desenvolvimento infantil poderá planejar melhor as formas didáticas em sala de aula. A Psicologia contribui muito também, para a educação mais inclusiva. Trazendo mais conhecimento ao educador sobre as Necessidades Educativas Especiais, de acordo com a realidade de cada criança. Toda a criança tem direito a educação de qualidade, e o professor é fundamental nesse processo, trabalhando para ser capaz de atender a necessidade de cada criança.