A Importância da Psicologia para Educação
Behaviorismo: também conhecido como psicologia comportamental, ele investiga o próprio homem como parte do produto para o processo de aprendizagem.
Psicologia da Gestalt: nesse caso acredita-se que a aprendizagem é formada a partir de como se configura os estímulos que são dados focando o estudo em como percebemos o que nos é posto e como estruturamos nosso campo perceptivo através dos mesmos, sempre se interessando em como o ser aprende e não na metodologia implantada.
Psicanalise:
Abordagem Humanista
Essa abordagem não é diretiva da psicologia, a educação nesse método é centrada na pessoa. Quando a abordagem humanista surgiu trousse consigo mudanças estruturais nas instituições escolares incentivando a instituição a impulsionar o aluno para a autoaprendizagem o tornando assim um ser autônomo mudando assim o foco de como o professor era visto, que agora em vez de carregar sabedoria e passar ela para os alunos, se torna um mediador do conteúdo sendo assim um facilitador da aprendizagem. A partir desse pensamento para se tornar um profissional da educação é necessário intervir na existência do outro o ensinando, para isso é requer compromisso e responsabilidade e sempre exercer o poder de liderança.
Para se formar um professor além das características citadas acima é preciso à busca de uma identidade pedagógica para que o professor se prepare para ministrar aulas tendo conhecimentos bem mais aprofundados sobre o que vai ensinar e de como vai ensinar (formação inicial) e é necessário o estudo continuo sobre esses assuntos para que o professor não