A importância da prosa de padre antônio vieira
De acordo com o material da Unidade 2, a principal riqueza de Vieira consistia em sua retórica, característica que lhe rendeu notoriedade e magnitude em seus sermões no período da Restauração.
Tinha habilidade em retratar as passagens da Bíblia com uma linguagem mais compreensível aos ouvintes, em oposição ao estilo cultista, visto que a seu ver esse era o objetivo para uma evangelização eficaz a todas as classes.
Na obra estudada percebe-se a maneira que ele inseriu temas de cunho moral, como a vaidade, o orgulho e principalmente a hipocrisia, todos sutilmente mas com uma medida suficiente, entranhados entre os trechos da Bíblia, o que fazia com que o conteúdo com certeza fosse absorvido de forma profunda pelos ouvintes, e principalmente no que se referia à conduta de pregadores e os frutos da evangelização naquele tempo, tarefa imprescindível para a estabilidade da Igreja.
Podemos relacionar o sentido de seus sermões e a atualidade observando seu poder de persuasão, e como ele chamou a atenção para seu ideal visto que não concordava com o modelo predominante da época.
De maneira inteligente, levantou questões sociais e pessoais cujas quais ele mesmo se enquadrava, e aproveitando-se do público seleto no momento desse sermão, (o Sermão da Sexagésima foi pregado na Capela Real, em Portugal, então podemos concluir que o auditório era particular, composto por católicos da nobreza portuguesa da época), buscou atingir seu alvo que era a tranformação das condutas dessas pessoas, visando seu interesse que no caso era a aplicação do verdadeiro evangelismo segundo as escrituras sagradas.
Podemos perceber com a obra de Pe.Vieira o valor de uma excelente retórica quando revestida de habilidade e conhecimento, pois com esses quesitos podem-se expor ideais de maneira clara e eficiente, seja qual for o objetivo.
Na atualidade, a habilidade com as palavras é usada para mobilização de massas, ora por interesses