A importância da profissão contábil: uma visão sistêmica do profissional contador
UMA VISÃO SISTÊMICA DO PROFISSIONAL CONTADOR
FLORENTINO, Késia Remigio
RESUMO: Este artigo tem como objetivo refletir criticamente e identificar a importância da contabilidade, bem como de seus profissionais e ainda compreender a necessidade de tornar a sociedade mais consciente em relação ao papel desta área de conhecimento, devido sua complexa utilidade. A metodologia utilizada foi aplicada em pesquisa bibliográfica, através de livros, artigos já publicados e pesquisas na internet, buscando evidenciar conceitos e ideias.A análise dos dados coletados apresenta a visão da sociedade para com o profissional da contabilidade, que muitas vezes é visto como um funcionário indireto do fisco e do governo, encarregado de cálculos, às vezes considerado um despachante de processos para repartições públicas. Entende-se que essa visão era, e ainda continua sendo, uma grande injustiça praticada contra a profissão e o profissional contábil, ou seja, mostrar que a contabilidade e as informações por ela prestadas são de utilidade e importância inquestionáveis para sociedade como um todo. Como base teórica, os autores que irei usar: PADOVEZE, 2009. TAKAKURA, 2002. CORDEIRO E DUARTE, 2006. PALAVRAS – CHAVE: A profissão e o profissional da Contabilidade. Visão da Sociedade.
1. INTRODUÇÃO
Com o grande avanço no mundo dos negócios, o desenvolvimento da contabilidade é uma característica atual. Diante desta nova realidade, que busca pelo conhecimento dos profissionais que militam na área, a presença do contabilista torna-se cada vez mais imprescindível para a sociedade e as organizações, e diante de tantas transformações, este precisa ser um profissional flexível enquanto agente norteador na tomada de decisões, fornecendo dados relevantes e seguros para os usuários, com informações detalhadas e hábeis.
Se temos a Contabilidade, se temos a informação contábil, mas não a usamos no processo administrativo, no processo gerencial,