a importância da pesquisa para o psicólogo
Como a psicologia é uma área é ligada a humanas e a interação com outros indivíduos é sempre necessária, o futuro psicólogo deve capacidade em comunicação, ter um equilíbrio emocional diferenciado para poder interpretar as necessidades alheias, ter uma capacidade de observação aguçada, além de possui um interesse sincero pelos problemas humanos, para que possa auxiliar seus pacientes sempre de forma sábia.
Uma das características fundamentais para um aluno de psicologia ou ate então um psicólogo, é a necessidade de não haver limitação de aprendizagem somente nas salas de aula. É de suma importância a participação em diversas áreas relacionadas.
É também interessante participar de projetos de pesquisa durante o período de graduação em psicologia, para aprimorar os conhecimentos, além de participar de estágios em empresas além de cursos de extensão, para que o futuro profissional tenha maior segurança ao escolher o tipo de atividade que gostaria de dar continuidade depois de formado. Desta forma, o futuro profissional de psicologia, terá uma base estruturada para exercer seus conhecimentos sabiamente.
Forma de realiza uma pesquisa
Na realização de uma pesquisa em psicologia é necessária primeiramente a escolha de um tema (um problema de pesquisa) e um meio pelo qual essa pesquisa será executada na prática.
Uma tarefa importantíssima na pesquisa é a escolha do método utilizado, para isso existem diferentes tipos de pesquisa que norteiam o trabalho na sua execução, coleta de dados e conseqüentemente resultados. Desse modo, o tipo de pesquisa deve ser avaliado para utilização quanto aos seus meios, seus fins, ao tempo disponível, entre outros. Ou seja, o método de investigação dependerá do que o pesquisador está estudando exatamente.
Existem também muitos outros tipos de pesquisas que ajudam no desenvolvimento de coleta