A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE MARKETING
A pesquisa de marketing tem conquistado seu espaço entre os mundos dos negócios.
As escolhas dos clientes influenciados por seus valores na hora da compra tem feito a busca por este serviço. Fazendo com que as empresas das mais tradicionais as novas empresas a estudar profundamente o meio influenciador na hora da compra.
Isso tem gerado uma competição entre as empresas movimentando um mercado cada dia mais inovador, no qual este tipo de profissional tem sido cada vez mais requisitado no mercado mundial.
A definição da pesquisa de marketing deu-se inicio, de acordo com MATTAR (1995), em 1910 nos EUA onde foi investido U$$ 50 milhões em 1948. Em 1975 passava de U$$ 600 milhões em investimento. No Brasil, no mesmo período, foram utilizados U$$ 3,5 milhões, isso sendo implantado por empresas de origem americanas.
Coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva, são sínteses usadas na pesquisa de marketing visando melhorar a tomada de decisões com relação à solução de problemas.
Existem diversos tipos de pesquisas, porém, PERIN ET AL. (2000) identificou 108 artigos no qual a pesquisa Descritiva (66%) foi a mais utilizada. Em segundo lugar ficou a pesquisa Exploratória (32%) e em terceiro a Casual (10%).
Nos tipo de pesquisa mais empregados está:
Pesquisa Exploratória. Onde seu objetivo é descobrir ideias e dados e prover critérios e compreensão, proporcionando uma familiaridade maior com o problema estudado. Descobrindo a causa de um problema. Seus métodos utilizados são fontes secundárias, levantamentos de experiência, estudos de casos selecionados e observação informal.
Pesquisa Descritiva. Nela abrange a interpretação a realidade sem interferir para modificá-la (CHURCHILL, 1987). Algumas de suas finalidades estão o estudo da análise de vendas, de preços, mercado, marketshare e propagandas de acordo com a região geográfica entre outras que interferem nos padrões