A importância da negociação
A importância da negociação encontra-se no simples fato de que, tudo, a todo o momento, é negociado. Como vimos o indivíduo esta constantemente negociando alguma coisa, procurando alcançar alguma satisfação.Assim, como pode haver alguma negociação a qualquer momento, é muito importante que todo o profissional esteja apto a desenvolver uma negociação adequada de acordo com as necessidades almejadas.
O que percebemos, portanto, é que a negociação é fundamental, sendo que para qualquer problema a solução seria negociar. A importância da negociação,desta forma, seria vista como uma necessidade de sobrevivência sem a qual nenhuma empresa, seja qual for o seu ramo de trabalho, poderia enfrentar o mercado atual.A negociação é um ato contínuo, que envolve o indivíduo esteja ele agindo como negociador ou sendo negociado. Portanto esta negociação vai continuar o seu fluxo, independente dos atos de cada um, assim só resta aperfeiçoar-se cada vez mais, para alcançar uma negociação positiva.A importância da negociação também encontra-se no fato de que, muitas vezes ela se transforma em conflito, uma vez que quem negocia são dois indivíduos,com pensamentos e necessidades diferentes. Portanto torna-se ainda mais importante a negociação, como forma de averiguar quais as necessidades que estão sendo negociadas, para que assim possa-se chegar à um denominador comum para ambas as partes.
A negociação não termina nunca. Vivemos negociando à todo o momento.Sabemos que por causa disso
, estamos constantemente „conflitando‟ com quem negociamos. O sentido de disputa e os conflitos gerados pelos interesses pessoais, são normais e jamais deixarão de existir. A única saída é entender como os conflitos ocorrem para podermos melhor administrá-los.(OLIVEIRA 1996, p. 105).
Assim, para que haja uma negociação com sucesso, e para que os conflitos se tornem pouco importantes nas decisões, é preciso estabelecer um limite entre o que é realmente necessário para o