A importância da música no processo ensino aprendizagem infantil
“A importância da música no processo ensino aprendizagem infantil” foi o tema escolhido para aprofundar conhecimentos e investigar como a música auxilia os educadores no seu trabalho escolar e sua contribuição para o desenvolvimento da criança. A ideia surgiu em função da recente retomada da música como prática pedagógica, assim como o apelo da música na vida das pessoas por meio das diferentes mídias.
Por ser uma linguagem universal presente no cotidiano das pessoas de várias maneiras, a música deve ser aproveitada não somente como recreação, mas como uma ferramenta de que o educador pode se valer para facilitar o ensino, a aprendizagem e, portanto, o desenvolvimento da criança. Além de integrar aspectos sensíveis, afetivos e cognitivos, a música é promotora da integração e socialização das crianças, constituindo-se em uma das formas de expressão do ser humano. A música é considerada um elemento altamente motivador no processo pedagógico e deve ser explorado pelo prestígio que goza no meio infantil.
O presente estudo tentou ressaltar a importância de se utilizar a música como meio facilitador da aprendizagem de conteúdos o que faz dela uma coadjuvante imprescindível para o sucesso do processo de ensino. Parte da discussão sobre a importância da música na educação infantil passando pelo papel do professor e sua relação com o desenvolvimento da criança até chegar ao seu uso na sala de aula. Para a elaboração deste trabalho, a metodologia utilizada apoia especialmente na literatura e na discussão, a partir da análise teórica apresentada em textos que oferecem contribuições importantes à temática em foco, atentando ao seu contexto e as suas inter-relações como um todo, no período entre 1967 a 2003.
Para tanto, foram desenvolvidos dois capítulos. O primeiro capítulo “A música e sua importância na educação” aborda o papel da música na educação como facilitadora na aprendizagem. O segundo “A importância da música na sala de aula” enfatiza que a