A Importância da Música na Educação Infantil
ALUNA: Gabriela Ferreira da Silva – CÓDIGO: 1157143
CURSO: Pedagogia
POLO DE ORIGEM: Passos/MG
INTRODUÇÃO A música é dos maiores e melhores pilares para o direcionamento da aprendizagem na educação infantil. Ela tem uma força muito grande entre as crianças, desempenhando um papel facilitador muito importante na educação delas. Através da música, consegue um ótimo desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e lingüístico. Com a música, constrói-se o conhecimento através do desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, ritmo, prazer em ouvir, imaginação, memória, concentração, atenção, socialização, coordenação motora, afetividade, além de proporcionar às crianças o conhecimento do próprio corpo e capacidades.
DESENVOLVIMENTO
Sabe-se que o uso da música na educação infantil, leva a criança a desenvolver-se mais rapidamente, uma vez que elas se entregam ao prazer oferecido por ela.
Atualmente são muitos cantores infantis que tem oferecido um material muito educativo, que vem auxiliar e beneficiar os professores que dela fazem uso.
Dentre esses, cita-se a Xuxa. A música ´CINCO PATINHOS´, permite ao professor trabalhar a interdisciplinaridade entre os conteúdos curriculares, abrindo um leque de oportunidades.
A partir dela, poderão ser desenvolvidas habilidades:
MOTORAS: coordenação motora grossa e fina através de coreografia e atividades de registro; expressão corporal.
IDENTIDADE E AUTONOMIA: ao expressar opinião sobre a atitude dos patinhos; iniciativa para fazer escolhas.
COGNITIVAS:
CIÊNCIAS: meio ambiente, seres vivos, animais e vida deles.
ARTES: registro da música em atividades com dobradura do pato, pinturas, desenhos.
LINGUAGEM: oral: canto, interpretação da letra, exposição de idéias, paródia oral, etc.; escrita: registro de atividades referentes a música individual, em grupos e em cartazes; corporal: coreografia da música.
MATEMÁTICA: comparação,