A importância da metodologia
O presente estudo tem como objetivo demonstrar a importância da Metodologia Científica para os alunos ingressantes das universidades, contendo a mesma como ferramenta para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos.
A necessidade de Metodologia Científica é evidenciada quando o aluno demonstra dificuldades para realizações de trabalhos acadêmicos, isto em decorrência da formação deficiente no ensino básico.
Segundo Severino (2000) a Metodologia Científica é um instrumento confiável para formação de uma postura amadurecida frente aos problemas que a educação universitária do país enfrenta. A Metodologia é um instrumento técnico e lógico pelo qual os estudantes buscam aprofundamento nos diversos campos de estudo.
A Metodologia Científica parte da Ciência, que nada mais é que estudar um assunto baseando-se em um método científico e regras de pensamento. E é por meio da Ciência que se descobre e cria-se.
O conhecimento do aluno sobre metodologia científica ocorre na universidade, desta forma o ensino é tardio, servindo como uma medida paliativa. O método científico deve ser pautado para inclusão na educação desde o princípio, pois é neste momento que há a formação do aluno. Estima-se que apenas poucos alunos que completam o ensino médio possuem domínio correto do idioma Português. A própria cultura do país não favorece esse desenvolvimento.
É importante destacar também que muitos alunos terminam o ensino básico e por diversos fatores não ingressam diretamente na universidade. Isto não os impede de se disporem ao mercado de trabalho e obterem cargos que solicitarão a metodologia científica como rotina do trabalho.
Em virtude do que foi mencionado neste estudo, conclui-se que não basta apenas termos a Metodologia Científica pertencente às cadeiras das universidades, a Metodologia deverá ser introduzida no ensino básico. É nesta fase