A importância da metodologia da pesquisa na formação acadêmica do professor/pesquisador
Matrícula: 201009009664
Tema: A importância da metodologia da pesquisa na formação acadêmica do professor/pesquisador.
Delimitação: O papel da Metodologia da Pesquisa como área privilegiada de conhecimento na formação acadêmica do professor para uma atuação profissional capaz de materializar uma prática educativa que integre ensino e pesquisa.
Problema: Quais os impactos para a formação docente, do estudo sistemático e regular da Metodologia da Pesquisa para a promoção de uma prática educativa plena que integre em sua materialidade, a pesquisa e o ensino como faces indissociáveis do trabalho educativo?
Hipótese: A valorização da inserção e sistematização de estudos de metodologia da pesquisa nos currículos e atividades voltadas para a formação de educadores possibilita um maior investimento em um modelo de formação que capacita o educador para uma prática educativa que não separa pesquisa e ensino e por isso é capaz de capacitar docentes habilitados para promover aprendizagens amplas e integradas que por sua vez propiciam a formação de sujeitos críticos e capazes de lidar de forma mais efetiva com a produção e crítica dos conhecimentos e saberes.
Justificativa: Refletir sobre o processo de formação de educadores numa realidade sempre mutável é significativo é e tarefa que não se esgota em um momento histórico. Quando se coloca como foco dessa reflexão, a busca de compreensão dos impactos de fatores próprios da realidade nessa formação, a relevância desse trabalho fica ainda mais ampliado. Neste caso, a ênfase se dá às questões decorrentes dos impactos da inclusão e valorização de um modelo de formação que proporcione a formação integral do professor e que não desassocie ensino e pesquisa. Em tempos em que o conhecimento torna-se cada vez mais categoria central, a formação do educador precisa considerar meios para integrar aos seus esforços novas maneiras de formar professores capazes de promover sujeitos afeitos à