A importância da marca
O sonho de muitos empreendedores é de que a sua marca esteja sempre em alta no mercado. O consumidor é bem informado e está faminto por novidades, mas ao mesmo tempo está saturado de escolhas e opções.
Uma empresa que quer se destacar no mercado precisa criar métodos para fortalecer a imagem da sua marca, incorporando além das qualidades técnicas, as qualidades que enfatizem a relação da marca e seus valores com os consumidores.
Este fato favorece a competitividade, o que é ótimo para os consumidores, mas um grande desafio para as empresas. Para ser competitivo no mercado não basta atender aos desejos e necessidades do consumidor, mas também oferecer produtos e serviços inovadores que possam surpreendê-lo. Sua marca é o seu maior patrimônio. Grandes marcas transferem valores ao que é oferecido ao público, porque também criam benefícios emocionais que levam a sua fidelidade.
O valor da marca é formado por um conjunto de associações positivas ao produto/serviço e à própria organização, que se traduzem em resultados intangíveis como aceitação, satisfação e benefícios. Consequentemente, esses resultados se convertem em resultados tangíveis, e pode-se mensurar o retorno sobre os investimentos apropriados aos esforços de marketing.
A profundidade da consciência de marca está relacionada à probabilidade de que a marca seja lembrada, dessa forma, podemos definir posicionamento de marca como a criação de superioridade de marca na mente dos consumidores. Posicionamento envolve convencer os consumidores das vantagens de seus produtos contra a concorrência, e ao mesmo tempo aliviar preocupações em relação a possíveis desvantagens.
No entanto a importância das marcas tem sido cada vez mais referenciada, como meta do aumento da competitividade e necessidade de mostrar diferenças, agregar valores aos produtos e serviços, objetivando diferenciar e maximizar os resultados no mercado.
• Consciência de