A importância da literatura nas aulas de matemática
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
As histórias infantis, em especial os contos de fadas, são muito apreciadas pelas crianças da faixa etária sugerida no Caso para Ensino. Desperta o imaginário e os valores que, implícitos ou explícitos no texto, serão associados às suas vidas proporcionando não só o contato com conteúdos matemáticos e literários quanto com afetivos e sociais.
Estas narrativas de ficção direcionam o aluno rumo a autonomia de pensamento já que lhes é permitido fazer conjeturas, estabelecer relações entre fatos e acontecimentos, realizar inferências e expor diferentes pontos de vista.
Segundo Smole Et Al (2004; 2), a conexão da Matemática com a Literatura infantil ocorre no momento em que as crianças lêem, escrevem e conversam sobre as idéias matemáticas que vão aparecendo ao longo da leitura.
Entendemos que as idéias matemáticas poderão estar implícitas ou explícitas nos textos. Há livros que abordam algumas noções matemáticas específicas e outros propiciam um contexto favorável à resolução de problemas, onde o professor provoca pensamentos matemáticos.
Por outro lado, segundo Dalcin (2020:60), a imaginação é preponderante no processo de compreensão, reflexão e abstração, uma vez que ampliam a capacidade imaginativa, desenvolvendo diversas habilidades que auxiliam a criança na construção de signos e significados matemáticos. Aliada ao ato de ler e entender a história ( obter informações, criar associações, elaborar conteúdos, avaliar comportamentos) a Matemática capacita o indivíduo a compreender estes conteúdos uma vez que apresenta uma linguagem e raciocínios próprios para a resolução de problemas.
Geralmente, os problemas são apresentados por meio de frases ou parágrafos curtos acompanhados de números, onde todos os dados que o aluno precisa para resolvê-los encontram-se explícitos no texto. Resta a este identificar que operações ou algoritmos deverá utilizar para chegar a uma solução numericamente