a importância da leitura no ambiente extraescolar
Dayane da Silva dos Santos1
RESUMO
Este artigo tem por objetivo mostrar a visão atual e a concepção que envolve o processo de leitura, em especial trazendo para esta análise o contexto literário, assim explorando e mostrando como se dá o ato da leitura, e as possíveis dificuldades no decorrer desse processo, este trabalho também tem por finalidade contribuir com discussões que envolvem o desenvolvimento de leitores na escola, porém, destacando o ambiente extraescolar para com as práticas de leituras.
Palavras-chave: Visão – Prática Desenvolvida.
RÉSUMÉ
Cet article présente quelques discussions sur la visison courant et la conception qui implique le processus de la lecture,est surtout apporte une analyse le contexte littéraire, aisin explorant et montre la manière de lecture, et les possibles difficulités au cours de ce processus, cette étudie vise contribuer avec des discussions impliquant le développement de lecteurs dans école,cependant, soulignant le lieu extra scolaire pour les pratiques de lectures.
Mots-clés: Vision- Pratique Développée.
1- INTRODUÇÃO Segundo Goulemot (2002) ler é o ato de construir sentido e direcionamento ao texto. O processo de leitura envolve uma situação reveladora e continua no que tange o ambiente o que se enquadra as práticas variadas de leituras, sendo possível dizer que o envolvimento com o livro permite que o leitor consiga lançar sentido sobre o texto o qual tem acesso. Para Gloumot (2002) o processo que abrange a ação de ler será de possibilitar surgir o acervo de conhecimento armazenado e vivenciado pelo indivíduo, também me permite inferir que dentro desse percurso todas as informações prévias serão ativadas, e colocadas em funcionamento em pró da arte que é a leitura.
A primeira é que ler é fazer-se ler e dar-se a ler. Em outros termos, dar um sentido é falar sobre o que, talvez, não se