A importância da leitura na Educação Infantil
Roméria Azevedo Coelho
RA: 513100759
Resumo: A psicologia da aprendizagem tem garantido grandes contribuições para a prática docente desde que foi considerada disciplina obrigatória para o curso de Pedagogia. É possível compreender a partir de um ponto de vista que vai além da educação, relações e posicionamentos observados em âmbito escolar. O presente trabalho pretende relacionar as teorias da psicologia da aprendizagem e a relação professor- aluno estabelecido. Para tanto foi realizada revisão bibliográfica sobre o tema.
Palavras-Chave: Psicologia. Professor. Aluno. Contexto educacional.
Introdução
O fato de a sala de aula ser um espaço dinâmico e heterogêneo - do ponto de vista do educador e do educando - aponta a necessidade de adequação de práticas docentes para um relacionamento no mínimo satisfatório para ambas as partes. A base desta relação deve ser o respeito mútuo, mas há uma infinidade de variáveis que interferem neste relacionamento e que devem ser adaptadas conforme as exigências específicas dos indivíduos envolvidos.
As características individuais dos educadores e educandos se evidenciam nas relações estabelecidas em sala de aula. Essas relações devem ser mais intensas do que a relação que se estabelece no momento da seleção de conteúdos, organização, sistematização didática dos conteúdos e exposição em que o professor "demonstra" seus conhecimentos, deve tentar promover uma aprendizagem significativa baseada, essencialmente, na busca pela realização pessoal.
Paulo Freire (1996) definiu algumas características de um bom professor: "o bom professor é o que consegue, enquanto fala trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas".