A importância da internacionalização da ciência
A importância da internacionalização da ciência, está com destaque, na pauta da Política Científica, Tecnológica e de Inovação.E isso vem incluso em uma alguma forma de instrumento ou programa para promover a internacionalização de suas atividades e ações,Sendo ela um fator e instrumento de avanços no país e assim importando seus artigos para o mundo e divulgando ele também nacionalmente com certos fins.
Sendo que a internacionalização surgiu primeiramente na America Latina nos anos 90 no séculoXX.Mais isso vem em dois grandes argumentos sobre a nova divisão do trabalho ciêntifico que é:
■ Em primeiro lugar, uma mudança das políticas de C&T dos países desenvolvidos, que se caracteriza por um importante aumento e concentração dos recursos, cujo objetivo é o de gerar "grandes blocos de conhecimento", tal como o "Espaço Europeu de Pesquisa".
■ Em segundo lugar, a massificação das comunicações estabelecidas por meios eletrônicos parece ter reforçado a intensidade das colaborações entre os pesquisadores. Essa modalidade de colaboração cria a ficção de uma autonomização com respeito aos contextos específicos nos quais estão implantados. Isso parece incorporar um elemento de "democratização" das relações que regem a produção de conhecimentos, no âmbito de vínculos "universalizados".
Um dado bastante interessante é que ‘Nos últimos anos estabeleceu-se uma competição em termos globais entre a Europa e os Estados Unidos, relacionada com a predominância no desenvolvimento de capacidades de pesquisa científica e inovação’.
E tematizando acerca dos países e suas participações ativas,os países em desenvolvimento nessas redes de grupos e pesquisadores, longe de ser limitada, tem sido fortemente incentivada, inclusive nos textos, e sem que deva estar necessariamente associada a equipes europeias. Na prática, porém, aqueles que tomam a iniciativa na formulação, coordenação e proposta de redes de excelência e dos projetos integrados (que são designados como