A importância da História da Educação e da Política da Organização para a formação do pedagogo
A importância da História da Educação e da Política da Organização Básica na formação do pedagogo
A História da Educação tem um papel muito importante na formação de um pedagogo, pois promove conhecer todo o desenvolvimento da educação humana. A educação vai se formando através de experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida. Assim podemos afirmar que a história da educação está vinculada a história da humanidade.
Até atingir o nível da educação de hoje, foi passado séculos de reflexões sobre o ofício de educar, obtendo grande conteúdo nos livros didáticos, na organização do sistema escolar, no currículo da formação de professores, entre outros. Para nós, futuros educadores são necessários que se tenha conhecimento, ferramentas a que recorrer para incrementar a prática pedagógica em sala de aula.
A História contemporânea da Educação Brasileira teve melhoras significativas, tanto nos itens, fundamentação, legislação e procedimentos da educação básica, sendo controlados pelas instituições básicas instituídas, mostrando o que foi feito, o que foi produzido e possibilitando pensar no que se fará no campo da educação a partir do momento presente.
Com a publicação da Constituição de 1988, a LDB anterior (4024/61) foi considerada obsoleta, mas apenas em 1996 o debate sobre a nova lei foi concluído. A LDB de hoje em dia (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato em 20 de dezembro de 1996, baseada no princípio do direito universal à educação para todos. A LDB de 1996 trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores, como a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica.
O objetivo geral é conquistar a excelência na educação, construir um modelo social onde todos são iguais, buscando sempre uma melhora, tanto na qualidade do ensino, como dos benefícios e ganho dos educadores. Para isso as leis e a educação devem