A importância da gestão do conhecimento nas organizações
Todos nós sabemos que uma informação pode ser utilizada de forma estratégica e como diferencial competitivo no atual cenário de constante modificação e inovação tecnológica, desde que seja explorada por profissionais realmente qualificados. Assim, o processo de tomada de decisão será utilizado de maneira oportuna e com grandes chances de obtenção de sucesso no negócio ou organização.
Neste sentido, as informações só serão relevantes se forem empregados valores aos dados e estes por sua vez, dependem da qualidade do tratamento e do entendimento dado àquele conteúdo específico, nesta tarefa os computadores são ferramentas essenciais de auxílio a tais mudanças.
O conhecimento só será pleno, se as informações seguirem uma linha coerente de entendimento, visando um determinado fim. Obedecendo a esta linha de raciocínio, o conhecimento pode se apresentará de maneira interior, ou melhor dizendo pessoal no indivíduo, ou ainda de maneira explícita, ou seja exterior.
Neste cenário, podemos exemplificar as grandes mudanças ocorridas no setor aéreo brasileiro por conta do uso da TI como fator estratégico de negócio. Há alguns anos atrás, seria impossível uma pessoa com uma renda mínima ter acesso a comprar uma passagem aérea, este era um grande problema, pois as empresas não tinham um conhecimento amplo das vantagens que o uso das tecnologias poderiam trazer, tanto no âmbito organizacional das empresas, quanto no âmbito de competitividade de mercado e no diferencial competitivo. Assim, a Gol Linhas Aéreas, resolveu inovar no mercado nacional, com estratégias ligadas aos recursos de TI, a mesma em pouco tempo conseguiu reduzir custos, ter agilidade nos diversos processos e passar todos estes benefícios para os usuários, conseqüentemente isto se refletiu na ampliação da área de atuação da empresa nas diversas classes sociais.
Muitas outras empresas do setor aéreo do Brasil chegaram a falir por falta de uma gestão