A importância da gestão de custos para a prestação de serviços. Um estudo de caso na Gap Net viagens e turismo Ltda.
Resumo: A importância relativa dos serviços na economia tem crescido nos últimos tempos. Este trabalho mostra os principais sistemas de custeio existentes e enfoca a gestão de sustos na área de serviços. Define as principais características dos modelos de custeio e apresenta um estudo de caso na empresa prestadora de serviços Gap Net Viagens e Turismo Ltda.
1 Introdução
O mundo passa por alterações aceleradas e os custos em serviços têm que acompanhar a evolução. Em mercados cada vez mais globalizados, a concorrência passa a ter escala global e favorece a oferta de bens e serviços de alta qualidade e de baixos custos.
Até meados do século XX, as empresas preocupavam-se muito com custos relacionados a produção, o que era bastante lógico numa época em que a economia era basicamente industrial. O desenvolvimento e estudo dos sistemas de custeio originou-se da necessidade das indústrias em melhor controlar os seus custos.
Atualmente, a área de serviços representa parcela cada vez mais significativa na economia e busca trabalhar não apenas com a busca do lucro, mas com a qualidade em prestação de serviços para os clientes, mudando o enfoque da gestão de custos das empresas, trabalhando processos visando alternativas em redução de custos e melhorar o serviço final.
Os sistemas de custos tradicionais adotados já não são totalmente eficazes para os gerentes tomarem suas decisões, pois apresentam informações estáticas, que se prestam mais às análises financeiras do que às decisões estratégicas da empresa em Serviços.
Melhorar a eficiência e reestruturar as empresas, voltando-a para a eficácia, tornaram-se metas comuns no atual mundo dos negócios e, com isso, as informações de custos passaram a ser cada vez mais importantes para os gestores das Organizações.
Técnicas como a contabilidade financeira