“A importância da gestão das contas de curto prazo como ferramenta de subsistência para as Micro e Pequenas Empresas”
TRABALHO ALFA – MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO 2012/2013
ALUNA: Ionara Lúcia de Melo Castro Oliveira
TÍTULO DO PROJETO PARA DISSERTAÇÃO: Estrutura de Organização e Contabilidade de Micro e Pequenas Empresas no Estado de Goiás.
“A importância da gestão das contas de curto prazo como ferramenta de subsistência para as Micro e Pequenas Empresas” As micro e pequenas empresas têm uma relevante participação no crescimento e desenvolvimento do país, respondendo por 40% do PIB brasileiro. É possível identificar nos últimos anos, um considerável aumento na criação de novas empresas enquadradas nesse regime que buscam se posicionar mediante um contexto implantações de novas leis, que trouxeram um redimensionamento de elementos favoráveis a sua expansão e impactaram em um cenário de competitividade e um novo posicionamento no que se refere a sua figuração na economia brasileira. Porém, pesquisas demonstram ainda uma considerável taxa de mortalidade nesta modalidade de empresas. Dados do SEBRAE, (2013, pag.8) apontam que micro e pequenas empresas de até 2 anos possuem uma taxa de mortalidade de 24,4% (nascidas em 2007). Ou seja, de 100%, apenas 75% se mantêm ativas no desempenho das atividades, ainda que não alcancem plenamente seus objetivos. Entre as causas referentes à taxa de mortalidade dessas empresas, está a ausência da análise financeira por parte dos gestores:
“Assim, uma das formas de diminuir a alta taxa de mortalidade destas empresas, que possuem grande relevância no âmbito econômico e social nacional seria a realização da análise financeira por parte das mesmas, que normalmente não é feita, como citam Sherman et al (1979)”. (MATIAS, 2007) Segundo Kassai (1997, p. 69) “a característica do pequeno empreendedor é que ele possui o conhecimento técnico, mas não tem experiência administrativa ou tem experiência de gerência de grandes corporações, mas não sabe administrar produção, compras, pessoal e capital de giro”.