A Importância da Gestão Ambiental para as Empresas
Sem dúvida, atualmente o tema “gestão ambiental”, é relevante no contexto empresarial, isto se dá principalmente na atual conjuntura onde se percebe uma conscientização popular no sentido de preservação do meio ambiente. Clientes, consumidores ou até mesmo os fornecedores tem assumido uma postura no sentido de cobrar das empresas com as quais se relacionam ações e políticas voltadas para a preservação do meio ambiente, bem como para um desenvolvimento sustentável. Essa nova e crescente cultura vem tomando forma e espaço, o que reforça o fato da gestão ambiental ser um fator importante para o sucesso não só das grandes como também das médias e pequenas empresas contemporâneas, conforme exponho a seguir.
Antes de haver a preocupação com as questões ambientais a gestão empresas concentrava-se basicamente nas três funções básicas presente em uma estrutura organizacional: a função técnica, a função financeira e a função administrativa. Nesta estrutura um gestor especializado na respectiva função cuidava de uma área da empresa, haja vista a necessidade uma boa gestão em cada uma dessas funções para se garantir um sucesso e continuidade do negócio, conforme se identifica no artigo citado na introdução. Com o aumento das preocupações relacionadas às questões ambientais surgem nas décadas de 70 e 80 as regulamentações e controles ambientais, fixando normas para a instalação de novas indústrias bem como para as existentes, ficando caracterizados os crimes ambientais. No entanto a cultura empresarial ainda era reativa, pois, a preocupação era no sentido de não cometer crimes ambientais para se isentarem das multas e penalidades previstas.
Confirmando o exposto acima, ressalto os fatos ocorridos na década de 90, quando se percebe uma mudança de foco na gestão ambiental, voltada para a otimização dos processos produtivos na busca de redução dos impactos ambientais. Neste contexto, uma nova postura baseada na