: A importância da Geomorfologia em estudos ambientais e ZEE (Zoneamento Ecológico Econômico).
Tópico: Terra e ambiente: O papel da Geomorfologia frente ás questões ambientais.
Apontamos a importância central que os conhecimentos gerados na Geomorfologia têm para a compreensão dos elementos que constituem o grande conjunto de estoques dos recursos naturais e ambientais do planeta. Logo esses conhecimentos são essenciais para o diagnóstico, a análise, a avaliação e o manejo de qualquer área que se estude.
A Geomorfologia, como ciência que contribui na solução das dificuldades que a sociedade enfrenta para controle e gerenciamento dos processos naturais, o que envolve a sustentabilidade da Terra. Assim os estudos de planejamento ambiental constituem-se numa ferramenta que possibilita predizer e avaliar os impactos ambientais de uma atividade antrópica sobre as condições do meio natural, como também delinear os procedimentos a serem utilizados, buscando aliviar ou mesmo evitar possíveis efeitos.
O planejamento ambiental dessas mudanças abrange, portanto, o resultado das ações acidentais ou planejadas que provoquem alterações direta ou indiretamente. A relevância da Geomorfologia se da através do auxilio que essa ciência oferece na compreensão do relevo terrestre, que surge como elemento condicionante do sistema ambiental para as atividades humanas e organizações.
Logo se pode aplicar o conhecimento geomorfológico ao planejamento de maneira muito ampla, para as mais diversas categorias do uso do solo, tanto em áreas urbanas como rurais. Assim o potencial de aplicação do conhecimento geomorfológico insere-se no diagnostico das condições ambientais, e contribuem para orientar a elaboração das atividades do homem. A utilização de bases geomorfológicas contribui mediante outros cruzamentos temáticos, com a elaboração de cenários ambientais ou mesmo se constituem como subsídios a qualquer espécie de ocupação feita de forma planejada.
A