A importância da formação teológica para a igreja contemporânea
Conhecer a teologia é de grande importância para que não sejam gerados ensinamentos errôneos fundamentados em opiniões próprias ou vividas em costumes temporais, que fatalmente levam a igreja ao fracasso. Para tanto é necessário integralizarmos corpo, alma e espírito, a fim de buscar o conhecimento para nos dar a sabedoria para vivermos em unidade com o Espirito Santo na compreensão e ensinamento das verdades bíblicas.
A igreja contemporânea precisa voltar à busca de novas vocações ministeriais, pois a crescente fome espiritual da Palavra tem feito surgir uma grande massa de novos convertidos à Cristo, porém quase que a totalidade de seus líderes não possui uma formação teológica. Não significando a falta do dom da ministração.
O papel das igrejas está em identificar um vocacionado e ajudá-lo no seu desenvolvimento espiritual, para que assim, se encha do Espírito Santo e este possa buscar o conhecimento teológico da Palavra de Deus para orientar corretamente os rumos que esta nova geração eleita vem tomando.
Mas não basta apenas identificar e orientar, pois também faz parte do papel da igreja supervisionar e condicionar que este novo vocacionado pratique seus conhecimentos adquiridos através da pregação. Pois nos dias de hoje é comum vermos ministros trocando o ensinamento da palavra através da pregação, por grandes momentos de louvores, que acabam muitas vezes tornando-se exibicionismo.
Por estes fatos, torna-se imprescindível o conhecimento da Teologia Bíblica para que as análises históricas dos atos de Deus,