A importância da formação dos docente.
RESUMO: O presente artigo busca demonstrar uma analise epistemológica feita da prática educativa dos professores de Ribeira do Amparo, onde observou-se a pratica pedagógica destes frente as novas exigências sociais.Para tanto recorre ao recorte teórico que envolveu o reflexo de concepções teórico- metodológico da formação docente. Tratou-se de uma pesquisa de campo com análise qualitativa, e o instrumento utilizado foi entrevista junto aos professores. Com isso conclui-se que os cursos de formação continuada oferecido pela Secretaria Municipal de Educação contribuíram para a transformação da pratica educativa dos professores, bem como o ingresso deste na educação superior.
PALAVRA-CHAVES: Ensino; Práxis pedagógica; formação continuada.
INTRODUÇÃO
Numa sociedade caracterizada por constantes mudanças, tanto o fundamento epistemológico, quanto os princípios pedagógico implicam novos papeis para alunos e educadores, em qualquer esfera, desde a pré-escola até o nível superior.
É nesse contexto que se perfaz a concepção e a urgência sobre o tema “formação de professores”, pois é algo que deve ser pensado como um processo ininterrupto que não deve se esgotar com uma conclusão de um curso.
Este trabalho foca a importância da formação acadêmica dos professores e suas formações docentes. Dessa forma, esse estudo propõe evidenciar a importância da formação acadêmica para a melhoria da prática pedagógica dos professores a partir de uma inserção na Universidade.
A presente pesquisa foi desenvolvida com professores da rede UNEB 2000 no Município de Ribeira do Amparo, com a finalidade de lançar olhar cientifico a cerca da formação acadêmica na prática pedagógica a frente das novas exigências e mudanças sociais. Assim foi possível desvendar as diversas práticas existentes dos professores que convivem com lutas diárias em seu dia- a- dia em sala de aula. São muitos anseios, e inquietações e a sede em