A importância da filosofia na vida do estudante
Introdução
Ninguém escapa da Filosofia. Mais dia, menos dia e o ser humano acaba deparando com o que Jaspers denomina de “questões fundamentais da vida”. Nessa hora, as ciências particulares emudecem. A mera opinião, alheia aos “porquês” do homem e da mulher, não dá uma palavra sequer. A Filosofia, ao contrário, “procura” e busca “ver” para ter algo a dizer. Sendo assim qual é o beneficio da filosofia na educação? Qual a importância desta na escola?
Os benefícios da filosofia e ela na educação
Os benefícios que a disciplina oferece aos alunos que trabalham com a filosofia em especial, leva à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual. Enquanto a educação trabalha com o desenvolvimento dos jovens e das novas gerações de uma sociedade, a filosofia é a reflexão sobre o que e como devem ser ou desenvolver estes jovens e esta sociedade. A filosofia sempre esteve presente na educação e nas escolas, dando-lhe direcionamento por meio de seus pressupostos e influenciando as práticas exercidas pelos professores.
A história da filosofia na educação brasileira
Porém, nota que ha “exclusão” da Filosofia da educação básica brasileira não é coisa recente, mas que se arrasta desde o descobrimento do Brasil? A Filosofia sempre foi tratada no âmbito da educação básica brasileira como produto requintado, acessível à elite. Decantada nos discursos oficiais, mas maltratada na prática educativa, sua história é marcada pela exclusão. Já no período jesuítico, entre 1553 e 1758, só os colonos brancos podiam estudá-la. Enquanto isso, índios, negros, mestiços e pobres recebiam uma educação catequético-religiosa de segunda ordem. Historicamente, pode-se ver que a educação vem sofrendo modificações, as quais, por sua vez, visam torná-la mais adequada à realidade. Sendo que essas modificações foram feitas através de reformas do governo, usando a