A importância da Estatística nas Organizações
A importância da Estatística nas Organizações
Marcia Pedroso, Gabriela Espindula Pâmela Haubert, Daniela Fontoura
Novo Hamburgo, 2014.
INTRODUÇÃO
Na era dos conhecimentos, os métodos estatístico tem um papel fundamental, alem de ser um poderosa ferramenta, passa a ser visto como um poderoso método de gestão.
Hoje, a utilização da estatística está inserida nas empresas privadas e públicas. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados das empresas. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. Censos demográficos auxiliam o governo a entender melhor sua população e a organizar seus gastos com saúde, educação, saneamento básico, infra-estrutura etc. Com a velocidade da informação, a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e expansão do conhecimento. O grau de importância atribuído à estatística é tão grande que praticamente todos os governos possuem organismos oficiais destinados à realização de estudos estatísticos. Assim este trabalho pretende-se mostrar que cada vez mais as organizações exigem de seus gestores mais informações e conhecimento em diversos setores. O uso da estatística incentiva a reagir de modo inteligente as informações que os números da empresa apresentam e assim facilita o trabalho dos gestores de organizar, dirigir e controlar as organizações. ESTATISTICA NAS ORGANIZAÇÕES Segundo Carmo (2008), Granzotto (2008) e UNIP (2008) são unânimes em afirmar que a estatística “é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões”.
O uso de estatísticas é necessário para obtenção dos resultados visados pelas organizações, e não somente para medir os avanços e metas para esses resultados. Os dados estatísticos são importantes para o início, o