A importância da engenharia mecânica na sociedade moderna
Ricardo Dutra, Adriano André Zimath, Alex Junior Peres, Fabrício de Melo e Marcos Lepchak
Evandro André de Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Engenharia Mecânica (EME 21) – Prática do Módulo I
29/04/11
RESUMO
A engenharia mecânica é de suma importância nos dias atuais pois engloba o projeto, a analise, o teste e a fabricação de produtos que são usados em todas as atividades da sociedade moderna. No desempenho da sua função, usa os princípios de movimento, energia e força para assegurar as funções do produto quanto à segurança, eficácia, confiabilidade, e assegurar-se que o mesmo seja fabricado a um custo competitivo. Alem disso, o engenheiro Mecânico pode coordenar e/ou integrar grupos de trabalho na solução de problemas de engenharia, englobando aspectos técnicos, econômicos, políticos, sociais, éticos, ambientais e de segurança.
1 INTRODUÇÃO
A engenharia mecânica é a aplicação de matemática e ciências básicas, principalmente física, no projeto, construção, análise, manutenção e operação de sistemas mecânicos. Sistemas mecânicos são constituidos por elementos físicos, construídos pelo homem ou presentes na natureza. A engenharia mecânica é didaticamente dividida em áreas como a criação que freqüentemente se entrelaçam nos diversos ramos de atuação. Destas áreas, aquelas mais próximas à física são chamadas ciências mecânicas e servem de base teórica às áreas de direta aplicação de engenharia. As ciências mecânicas pouco abordam aspéctos tecnológicos e práticos, tratam de conceitos básicos bem estabelecidos e que muito dificilmente se tornam ultrapassados.
2 DESENVOLVIMENTO
A engenharia mecânica engloba o projeto, a análise, o teste e a fabricação de produtos que são usados em todas as atividades da sociedade moderna. No desempenho da sua função, o engenheiro mecânico usa os princípios de movimento, energia e força para assegurar as funções do produto