A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

2614 palavras 11 páginas
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da educação escolar para o desenvolvimento da criança, considerando que a Educação Infantil é uma etapa relevante na medida em que proporciona na criança desenvolver-se integralmente em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
A educação e o cuidado na primeira infância tem sido pauta de grandes discussões frequentemente. Considerando que a Educação Infantil é a base inicial do processo educativo, esta deve ser um ambiente onde a infância possa ser vivida em toda sua plenitude. Segundo Angotti (2006, p.25):
Olhar a Educação Infantil, enxergá-la em sua complexidade e sua singuralidade significa buscar entendê-la em sua característica de formação de crianças de 0 a 6 anos de idade, constituindo espaços e tempos, procedimentos e instrumentos, atividades e jogos, experiências, vivências... em que o cuidar possa oferecer condições para que o educar possa acontecer e o educar possa prover condições de cuidado, respeitando a criança em suas inúmeras linguagens e no seu vínculo estreito com a ludicidade. Com essa afirmação de Angotti (2006) fica claro que a Educação Infantil deve estar voltada prioritariamente para a criança, onde ela possa sentir-se parte integrante de todo o processo ao qual está inserida. Assim sendo, busca-se nesse trabalho mostrar a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança, bem como, mostrar como se dá o trabalho do professor dentro de uma instituição de educação infantil.

2 a importância da educação da infantil para o desenvolvimento da criança A instituição escolhida para o desenvolvimento deste trabalho foi o Centro de Educação Infantil Miraci Dereti, localizada na Rua Bento José Flores Nº25, bairro Espinheiros, Joinville, SC. A presente instituição é

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas