A importância da didática Enquanto Ferramenta Pedagógica na Prática Educativa e na formação do Educador
Entendendo que nos curso da universidade deve colocar toda a propostas curriculares em pratica, para que não perca toda habilidade dos profissionais da educação. A educação esta no sentido mais amplo, podemos dizer que os educadores são todos membros de uma sociedade.
O educador e como um agente de transformação, é o articulador no processo educativo de sua realidade . Segundo Damis (1988;p19): esta mudança de enfoque alterou a prática diária da escola do ponto de vista da relação professor –aluno, dos meios e procedimentos utilizados, do conteúdo ensinado e gerou a produção de teorias pedagógicas direcionadas para a arte de ensinar.
Nesta visão, a didática era vista como um conjunto de regras nas quais é enfatizar a transmissão de conteúdos, onde o professor é o único detentor de conhecimento na “arte de ensinar”, definida muito bem por Comênio, em sua “Didática Magna”, marco que a parti daí a Didática começa a ser objeto de discussão e “se populariza na literatura pedagógica”(Oliveira,1980p,14).
O processo de aprendizagem pode estar centrada no aluno, este aluno deve ser ativo na sua participação diretamente , e no seu processo de aprendizagem. “Segundo Damis ( 1988,p 20) que foi a parti deste momento que à produção e aquisição de conhecimento sobre a didática , passa a ser necessário para a formação do professor.”
Comênio, em sua Didática Magna , define os professore como “notáveis pela sua inteligência e pela pureza de costumes” que ajudam os pais que não sabem educar os seus filhos segundo as necessidade s do tempo ou por conta dos seus afazeres( Comênios apud Gasparin, 1997,p.80).
O professor não podem de maneira alguma perde de vista o Conteúdos da sua disciplina, ou contextualiza e pode orientar o seu aluno para que ele coloque em pratica na sua vida.
Segundo Veiga( 2009) [...] a Didática não pode ser determinada a partir de fora . São