A importância da Contabilidade
A Contabilidade tornou-se um instrumento gerencial fundamental no auxílio aos gestores quando das projeções para o processo de decisão, deixando de exercer apenas a função de instrumento de escrituração fiscal para cumprir as exigências das três esferas governamentais.
A Contabilidade desempenha o mesmo papel que a história na vida da humanidade em qualquer organismo econômico.“Sem ela seria impossível conhecer o passado e o presente da vida econômica da entidade, impossibilitando-se prever o futuro ou elaborar planos para a orientação administrativa.”. Dessa forma é preciso que o gestor que administra uma instituição esteja embasado em informações precisas da organização como um todo, a fim de planejar e projetar ações estratégicas direcionadas para cada área da empresa.
Objetivo
Por tudo isso, vê-se que a função dos profissionais da Contabilidade deixou de ser apenas narrativos e se transformou na necessidade de atender aos diversos segmentos de usuários, com necessidades diversas de informações, para o eficaz gerenciamento das suas atividades. Segundo Vasconcelos (2001) “Os contadores tem um papel importante na solução de problemas, não como responsáveis por decisões, mas como responsáveis pelo levantamento de dados e informações relevantes.”. O profissional contábil com inúmeras demandas provindas de diferentes fontes, como governos, no tocante a legislação tributária, instituições financeiras, quando se necessita de financiamento, aos sócios, acionistas, proprietários, administradores, funcionários e outros.
Finalidade
O contador tem a função de gerar informações capazes de oferecer menores riscos ao se investir, meios estruturais para captação de recursos, melhores aplicabilidade de recursos, além de ter de estar apto ou disposto a aprender a lidar com mudanças e com idéias de melhoria contínua. Contudo o administrador fará relatórios com técnicas com mais informações sob medida para