A importância da comunicação
Os principais aspectos que naturalmente aparecem durante a comunicação verbal são: a voz, a dicção (articulação), vocabulário e a expressão corporal.
A voz é um elemento importante, pois expressa a personalidade e o estado de espírito de quem fala, interferindo de modo decisivo na eficácia comunicativa tanto no meio social quanto no profissional. Quaisquer alterações neste elemento, pode provocar desconforto auditivo para os interlocutores, prejudicando a transmissão da mensagem e a performance comunicativa.
A dicção é a pronúncia dos sons das palavras, ou seja, a articulação. A articulação bem definida indica controle da dinâmica fonoarticulatória, transmitindo ao ouvinte franqueza, desejo de ser compreendido e clareza de idéias. Quando esta é mal definida pode indicar dificuldades na organização mental, não preocupação em ser compreendido ou falta de vontade de comunicar-se.
O vocabulário é o elemento que traduz as idéias. O vocabulário deve ser amplo no processo de comunicação, pois se for deficiente, este processo será prejudicado. Mas vale ressaltar, que mais importante que se ter um amplo vocabulário é saber utilizá-lo.
A expressão corporal é parte integrante da comunicação, e como tal, se manifesta pela linguagem corporal. Esta tem como objetivo complementar a mensagem, constituindo-se em comunicação não verbal.
Além da comunicação oral, a palavra escrita também faz parte da comunicação verbal. Os principais meios de comunicação escrita são as correspondências de modo geral (carta comercial, ofício, circular, requerimento, telegrama,