A importância da comunicação corporativa
Em relação às denominações existentes, faz-se necessário esclarecer que Comunicação Empresarial, Comunicação Organizacional e Comunicação Corporativa são sinônimos. O que ocorreu foi que em função da globalização da economia mundial e da presença de multinacionais no Brasil, começou a ser utilizada a expressão Comunicação Corporativa.
Cabe ressaltar que a Comunicação Corporativa basicamente tem como atribuição cuidar da identidade, imagem e reputação das empresas, perante todos os seus respectivos públicos e engloba também as atividades de propaganda corporativa, comunicação interna, comunicação com os investidores, comunicação com o governo, responsabilidade social, comunicação com a mídia em geral, comunicação em situações de risco e comunicação em momentos de crise.
É importante salientar que reputação corporativa é considerado um dos principais ativos intangíveis da empresa e, conforme declara o acionista Warren Buffet, "leva-se vinte anos para construir a reputação de uma empresa e cinco minutos para perdê-la".
Houve uma significativa mudança de enfoque, pois antigamente os gestores responsáveis pela área de comunicação corporativa se restringiam as práticas convencionais de comunicação e havia a predominância de ações corretivas. A partir das mudanças ocorridas em 1990, principalmente no tocante à nova postura dos públicos externos às empresas, as inovações tecnológicas, a reputação das empresas ficaram em constantes avaliações, bem como as práticas dos gestores passaram a