A importância da ciência da administração na sociedade organizacional
A sociedade moderna é constituída por diversas organizações cujo desempenho está diretamente relacionado à administração dos bens ou serviços necessários para a execução das atividades em uma organização.
Segundo Maximiano a “Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos”. O autor ainda enumera como funções do processo administrativo o planejamento, a organização, a liderança, a execução e o controle.
O planejamento pode ser considerado como um conjunto de ações capazes de nortear as estratégias para alcançar objetivos previamente estabelecidos.
[Planejamento] E uma aplicação especifica do processo decisório. As decisões procuram de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em pratica no futuro, são decisões de planejamento. (MAXIMIANO, 2009, p. 55)
Além de um planejamento bem delineado, o sucesso de um processo administrativo também depende de organização. De acordo com Maximiano (2009) “Organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de planos”,
Outra função descrita por Maximiano (2009) é a liderança, “um processo interpessoal relacionado ao contexto em que características comuns a líderes estão presentes”. Partindo desse pressuposto, acredita-se que um bom líder é capaz de conduzir uma equipe de modo sinérgico aos objetivos de uma organização.
Já o processo de execução pode ser considerado o fazer. Ou seja, “consiste em realizar atividades planejadas, envolvendo dispêndio de energia física e intelectual”. (MAXIMIANO, 2009, p. 62).
Por último Maximiano descreve o controle.
O processo de controle está ligado à realização de objetivos. Para realizar objetivos, é preciso dispor de informações, sobre os próprios objetivos e sobre as atividades que procuram realizá-los. O processo de controle produz e usa informações para