A importância da brincadeira na educação infantil
JANAINA IGNÁCIO RIBEIRO
BRINCAR DE FAZ DE CONTA
MONTENEGRO , 2011
JANAINA IGNÁCIO RIBEIRO
BRINCAR DE FAZ DE CONTA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Internacional de Curitiba, como requisito parcial para obtenção do Título de Pedagogo.
MONTENEGRO 2011
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO 2 BRINCAR DE FAZ DE CONTA 3 METODOLOGIA 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhe são oferecidas nas instituições, sejam elas mais voltadas ás brincadeiras ou ás aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta.
O propósito deste trabalho é mostrar a importância das brincadeiras de papéis sociais na Educação infantil, isto é, que a brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não-brincar”. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso haver consciência da diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediata que lhe forneceu conteúdo para realizar-se. Nesse, para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos significados. Essa peculiaridade da brincadeira ocorre por meio da articulação entre a imaginação da realidade. Toda a brincadeira é uma imaginação transformada,