A importância da avaliação na gestão
No contexto da educação escolar tem sido dedicada muita atenção à gestão, a mesma constitui uma dimensão de atuação que objetiva, promover a organização em torno de articulação de condições apropriadas em prol da aprendizagem dos alunos nos estabelecimentos de ensino, com essas medidas os preparam para enfrentar os desafios cotidianos.
Há alguns anos, o diretor centralizava em suas mãos a tomada de decisões e pouco partilhava com as comunidades: local e escolar. Hoje é relativamente grande as questões em torno da gestão democrática, agora as escolas contam com uma equipe gestora formada por coordenadores, supervisores, vice-diretor, professores, etc. que trabalham coletivamente com o diretor, buscando soluções e alternativas para melhorar o funcionamento das escolas.
A gestão escolar deve ser compreendida como um instrumento, uma ferramenta a serviço da melhoria da qualidade do ensino (CINFOP,UFPR,2005). Pensando dessa maneira é preciso que a mesma não apenas ofereça o ensino que ela considere apropriado, mas que tenha a consciência que deve se autoavaliar e permitir que os sujeitos relacionados também possam avaliar o trabalho da gestão, acontecendo assim uma gestão pensada para a democratização do ensino, pois conforme Libâneo, “a gestão é a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para atingir objetivos da organização, envolvendo os aspectos gerenciais, técnico-administrativo e pedagógico”. (LIBÂNEO 2004, p.15). Quando os gestores abrem espaço para serem avaliados, os problemas existentes na prática escolar são mostrados com clareza, bem como, as soluções para melhorar seu funcionamento.
Diante das ideias expostas, o ensaio em voga é resultado da atuação dos Pibidianos de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí feita na Unidade Escolar Landri Sales no âmbito da gestão, que teve como objetivo: uma proposta e execução de uma avaliação das práticas administrativa, pedagógica e didática, com a