A importância da auditoria contábil
No princípio, as empresas eram fechadas e pertenciam a grupos familiares. Com a expansão do mercado e o aumento da concorrência, houve necessidade de grandes investimentos por parte das empresas, o que obrigou as organizações a recorrerem a recursos de terceiros. No entanto, os futuros investidores precisavam conhecer a posição patrimonial e financeira, a capacidade de gerar lucros e como estava sendo efetuada a administração financeira da entidade. Como conseqüência, as demonstrações contábeis passaram a ter grande importância e, como medida de segurança, os investidores passaram a exigir que essas demonstrações fossem examinadas por um profissional independente da empresa e com competência para emitir sua opinião sobre essas demonstrações.
Com isso, ressalta a importância dos auditores independentes, pois estes são os profissionais responsáveis por emitir um parecer, ou opinião acerca das demonstrações contábeis das empresas auditadas, no sentido de averiguar se tais demonstrações refletem a verdadeira posição patrimonial da empresa, se estão de acordo com os princípios contábeis, dentre outras averiguações. Neste sentido, os investidores, credores, empregados, administradores e quaisquer outros interessados nas empresas às quais tenham algum tipo de relação, possuem uma importante ferramenta de decisão, qual seja, a opinião do auditor independente acerca dos demonstrativos contábeis da empresa.
Assim, a auditoria deixou de ser, para as entidades, e especialmente para empresas da atualidade, apenas mais um instrumento criado pela administração para aumentar seus controles sobre o pessoal administrativo. Crepaldi (2002, p. 210), ressalta que “A auditoria interna e a externa são os instrumentos mais eficazes para evitar irregularidades administrativas nos negócios”.
Atualmente é recurso indispensável de confirmação da eficiência dos controles e fator de maior tranquilidade para a administração e de maior garantia para os investidores, bem como