A importância da atividade física a bordo de navios mercantes
Existe legislação relativa à aplicação das atividades físicas?
Cultura física –A cultura física segundo Zakharov e Gomes (2003) “pode ser definida como parte da cultura da sociedade cuja essência é a atuação orientada para o aperfeiçoamento físico do homem”. Ela tende a levar o homem moderno a conscientização dos efeitos positivos, que são renovadores e que devem ser permanente. Na Escola havia a obrigatoriedade, mas embarcado de haver a conscientização de sua necessidade para o bem estar. Ainda estamos muito distantes do países orientais, em especial o Japão, onde a ginástica laboral como atividade compensatória e profilática vem sendo praticada à décadas.
O habitat – ambiente
Análise cinesiológica das Atividades gestos e exigências funcionais a bordo. Quais são e o que podem acarretar sua repetição continuada
Tem como propósitos correlacionar às atividades físicas com o bom desempenho das funções do mercante embarcado (a bordo) seja ele de máquinas ou náutica:
✓ Os efeitos do treinamento sobre:
o A musculatura esquelética
o Sistema ósseo
o O sangue
o Aparelho cardiocirculatório
o Sistema respiratório
o Sistema vegetativo
E também mostrar, em alerta, que o treinamento feito de forma preventiva poderá minimizar a incidência de dispensa de funcionários por questões de saúde e o surgimento dos seguintes fatores de risco:
o Doenças “hipocinéticas” – sedentarismo, e suas consequências atreladas a/o:
▪ Obesidade e má alimentação
• Aumento do colesterol, triglicérios, diabetes, entupimento das artérias; piora do retorno venoso e o surgimento de varizes;
▪ Tabagismo
• Diminuição do consume e absorção do O2;
• Enfisema pulmonar;
• Cânceres diversos;
▪ Mau stress
• Agressividade;
• Irritabilidade;
o Alcoolismo
o Problemas de ordem estrutural músculo-esqueleto
▪ Perda do tônus muscular
▪ Perda da capacidade de flexo-extensão do carpo e dedos
▪