A Importância da Afetividade Entre Aluno e Professor
O texto trata-se da importância da relação afetiva entre aluno e professor no processo da aprendizagem. O autor Fabiano Silva Duarte, cita autores WALLON, H. VYGOSTKY, L. S. FERNANDÉZ, Alicia. ECO, Humberto. CECCON, et al. Que ao longo do texto aborda assuntos como a relação entre o vinculo afetivo entre um adulto e uma criança. A relação afetiva da família e o reflexo em sala de aula das experiências vividas pelos alunos. A responsabilidade do professor como educador, e da autoridade que possui no desempenho do seu papel de transmitir conhecimento. Os desafios em atender as expectativas dos alunos, e como desempenhar sua função. Já, que às vezes o Sistema não oferece condições para realizar o seu trabalho na melhor maneira possível. Com a nova facilidade de se obter conhecimento as aulas em sala de aula já não atraem ou instigam mais os alunos em ficarem aprisionados em “metodologia ultrapassada”
ANÁLISE TEMÁTICA
O artigo aborda a relação afetiva entre professor e aluno (ensinante e apredente). E a influência dessa relação no processo de construção de conhecimento.
O tema: A importância da Afetividade Entre Aluno e Professor traz a seguinte problemática: A importância da afetividade no processo de aprendizagem, para promover interação social entre educador e aluno. O educador que é o transmissor do conhecimento que tem autoridade sobre o aluno deve saber utilizar dessa autoridade de maneira verdadeira para não ser um mero transmissor de valores. Ele deve conduzir o seu projeto pedagógico de forma a respeitar e trabalhar a personalidade do aluno e das condições ambientais.
O professor que mantém uma relação autentica, que esteja disposto a dialogar e a ouvir sugestões certamente terá maiores chances de chegar ao seu objetivo de ensinar com uma boa relação pessoal.
Com as novas tecnologias e o fácil acesso a um gigantesco numero de informações o professor já não parece tão interessante, a maneira como é feita a transmissão de