A importância da actividade física para a saúde
Com o passar dos anos, a tecnologia foi tomando parte na vida e a cada dia com mais informatização, e ainda a maioria das pessoas mora nos centros urbanos, o que favorece a mecanização. Do ponto de vista da locomoção e trabalhos braçais as vidas se tornaram mais fáceis e confortáveis. Porém, com toda essa economia de movimentos e de força para realizá-los há um custo, a atrofia de todo o organismo. O simples toque de botão para controlar máquinas que fazem o serviço pesado, pode ser agradável, cómodo e aumenta a velocidade de execução das tarefas, mas tem um preço, deteriora a saúde.
Ao realizar actividades físicas são exercitados os músculos, fazendo-os contrair e isto faz com que haja uma maior necessidade de sangue para nutri-los, acelerando o ritmo do coração e da respiração, o metabolismo altera-se, enfim, todo o corpo entra em acção quando nos movimentamos.
A actividade física pode ajudar a atingir o peso corporal apropriado e contribui positivamente para a mudança de outros factores de risco de doenças coronárias, como o perfil de lípidos, a resistência à insulina e à hipertensão. Desta forma, contribui para o controle do diabetes, colesterol alto e hipertensão arterial.
A relevância do binómio actividade física e saúde leva à necessidade de melhor informar e educar a população acerca da prática regular da actividade física, como factor de promoção da saúde e prevenção de doenças.
É importante compreender a relação intrínseca entre saúde e estilo de vida (hábitos sociais e culturais), em que a actividade física participa como factor fundamental. Deve-se ter sempre em mente que o corpo humano foi projectado para a acção, e não para a inactividade.
A actividade física realizada na maioria dos dias da semana melhora a saúde nos seguintes aspectos, segundo a OMS:
-Reduz o risco de morte prematura.
-Reduz o risco de morte por doença cardíaca.
-Reduz o risco do desenvolvimento de diabetes.
-Reduz o