A importanciada leitura e da literatura
A importância da leitura e da literatura na emancipação de alunos leitores capazes de produzir textos de diversos gêneros Nilzete gomes de Souza RESUMO Este artigo aborda a importância da leitura e da literatura no ensino médio e sua contribuição na emancipação de alunos leitores capazes de produzir textos de diversos gêneros. A leitura promove um contato do aluno com as múltiplas faces da linguagem e ao mesmo tempo se torna uma técnica quando permeado por uma concepção de leitura que colabore dinamicamente com o processo de produção de sentidos e com a interação entre leitor e obra literária. A formação de leitores de diversos textos, principalmente literários no ensino médio é um grande desafio, embora as vantagens e o benefícios são incontáveis quando professor e aluno em parceria com a escola mergulham nesse universo mágico que é a literatura.
INTRODUÇÃO
Visto como um momento de fundamental importância no processo de formação profissional, antevemos o nosso futuro modo de viver como professores de língua portuguesa, pois passamos da teoria para prática como um momento de validação do aprendizado teórico em confronto com a realidade prática. O campo de estágio foi a escola Estadual Cinco de Abril. Localizada no Distrito de Santo Antônio do Fontoura município de São José do Xingu – Mato Grosso.
O estágio foi executado nas turmas de 1º e 3º ano do ensino médio, com o intuito de trabalhar a leitura e a literatura na formação de alunos leitores e a prática da produção textual. Os gestores da escola optaram por desenvolver o estágio nessas turmas pelo fato de que os alunos do ensino médio são avaliados pelo ENEM ao concluir esse nível escolar e estes necessitam melhorar a prática da leitura, interpretação e produção textual; e também para ser um falante leitor capaz de usar a língua de modos variados e em diferentes situações. Em conformidade com as orientações apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), todo professor,