A importancia e a influencia de socrates e platão
Manaus
2014
Tirza Aimeê Gondim
Teóricos Clássicos:Auguste Comte,Emile Durkheim e Karl Marx
Este trabalho em cumprimento de obtenção de nota bimestral da matéria de Filosofia da professora Silvia.
Manaus
2014
Introdução
Este trabalho pretende oferecer um balanço dos paredígmas fundamentais da Sociologia, concentrando-se no estudo das posturas teóricos-metodológicas de Auguste Comte,Émile Durkheim,e Karl Marx.
O texto propoe elucidar os elementos essenciais das tres pespectivas sociológicas, bem como os resultados a que chegaram quanto à análise da sociedade complexas.
AUGUSTE COMTE é considerado “pai da sociologia”. Ele é um autor francês, que se situa no final do século XVII, começo no século XIV. Foi influenciado pelas ciências naturais, principalmente biologia. Não crê que a ciência humana é uma ciência de caráter analítico, ou seja, uma ciência que visava analisar fato a fato e passa a ver a sociologia como sendo uma ciência de caráter sintético, uma ciência que visa analisar a sociedade como um todo, e ai começam os primeiros problemas da teoria de Auguste Comte, pois não é possível formular conceitos que abordem tamanha diversidade de contextos sociais. Comte adota uma visão evolucionista, onde ele determina qual o ponto de menor desenvolvimento e qual o ponto de maior desenvolvimento (negativo para o positivo), onde o ponto de menor desenvolvimento seria toda e qualquer sociedade que não apresentasse as mesmas características da sociedade industrial europeia, logo o ponto de maior